segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

PS Comunidades : Newsletter No 1



UMA NOVA RELAÇÃO COM AS COMUNIDADES

De forma a criar uma nova relação com os militantes do PS nas Comunidades, mas também com simpatizantes, associações e todo o tipo de entidades de portugueses no estrangeiro, o Partido Socialista vai passar a enviar um boletim com informação sobre temas relacionados com as Comunidades, designadamente de carácter político e cívico.

O início desta relação com as nossas Comunidades coincide com a reforma das estruturas do PS no estrangeiro, através da aprovação de um novo Regulamento actualmente em apreciação, de forma a dotá-las de uma maior flexibilidade no seu funcionamento e maior autonomia para as suas iniciativas e tomadas de posição.

O Partido Socialista pretende, desta forma, estar mais próximo dos seus militantes e das Comunidades e apelar também à sua participação, com notícias do seu interesse. Reforça-se assim um elo interactivo aberto e democrático entre o PS a nível nacional, através do Departamento Internacional e de Comunidades, e os nossos militantes e comunidades espalhadas pelo mundo.


José Lello

Secretário Internacional do PS
___________________________________________________________________________

PS REFORMA ESTRUTURAS NO ESTRANGEIRO

O Partido Socialista enviou para os responsáveis pelas estruturas do PS no estrangeiro uma proposta de Regulamento para debate interno com o objectivo de aprovar definitivamente a reforma das estruturas do PS no estrangeiro a partir de Março, período em que termina o prazo para a apresentação de propostas de alteração.

A proposta de Regulamento, designada “Regulamento Para a Organização e Eleição das Secções do PS no Estrangeiro”, foi aprovada na última reunião do Secretariado do PS por unanimidade e logo enviada para as estruturas do PS nas Comunidades, acompanhada de uma carta do Secretário Internacional do PS, José Lello.

Na carta, José Lello afirma que se pretende com o novo Regulamento ultrapassar as dificuldades de funcionamento que as Federações do PS no Estrangeiro têm evidenciado, entre as quais se conta o problema das quotas. O objectivo desta reforma é valorizar a estrutura com base na Secção, conferindo-lhe maior flexibilidade e autonomia e fortalecer a ligação das secções no Estrangeiro à sede nacional do PS As novas estruturas do PS procuram também dar resposta às necessidades de colaboração de forma mais fácil com os partidos irmãos nos países de acolhimento.
___________________________________________________________________________

SPD DE MÜNSTER GARANTE PORTUGUÊS NAS SUAS LISTAS
A líder do SPD de Münster, Svenja Schultz, garantiu que irá colocar, pela primeira vez, um português na lista de candidatos às próximas eleições municipais, que se realizarão no próximo ano. A garantia foi dada por ocasião da participação do Director do Departamento Internacional e de Comunidades do PS, Paulo Pisco, na abertura do novo ano político do SPD de Münster, onde interveio como convidado principal e no âmbito da cooperação que tem havido entre os dois partidos.Ao intervir perante os cerca de 400 membros do SPD presentes no evento, onde houve também intervenções de Svenja Schultz e do líder da bancada do SPD na Câmara de Münster, Paulo Pisco considerou que a colaboração que tem havido entre os dois partidos tem vindo a consolidar-se e é importante para ambos. Elogiou também o PS de Münster, que através do trabalho do seu coordenador recém-eleito, Alfredo Cardoso e do restante executivo, designadamente António Machado e Ricardo Campos, tem vindo rapidamente a expandir-se.A secção do PS de Münster foi formalizada na reunião com os militantes que se realizou no dia 27 de Janeiro, altura em que foram entregues os cartões aos novos militantes.
___________________________________________________________________________

PS CRIA SECÇÃO EM NEUCHÂTEL

O Partido Socialista criou uma secção em Nêuchatel no passado sábado, dia 2 de Fevereiro, numa reunião com o director do Departamento Internacional e de Comunidades do PS, Paulo Pisco, em que estiveram os novos militantes e também os vice-presidentes do Parti Socialist Neuchâtelois Olivier Hardy e Thomas Fachinnetti.

Nesta reunião conjunta das estruturas do PS português e suíço, foram discutidas as formas de colaboração entre os dois partidos, particularmente tendo em vista as próximas eleições comunais de 27 de Abril.

Aqueles responsáveis do PS de Neuchâtel manifestaram toda a abertura e interesse numa colaboração estruturada entre os partidos e disseram que gostariam de contar com a presença de portugueses nas suas listas candidatas às diversas comunas do cantão, que são 62. “Queremos que nas comunas do Cantão haja tantos candidatos portugueses quanto possível nas listas do nosso partido”, disse Thomas Fachinetti.

Refira-se que no Cantão de Neuchâtel existem cerca de 11.000 portugueses e é a primeira vez que os estrangeiros podem ser eleitos para as comunas.

A nova secção do PS/Neuchâtel tem como coordenador interino, até à realização de eleições, Carlos Ramos, fazendo também parte do Secretariado António Carvalho, António Castanho, José Carlos Costa e Franquelin Resio.
___________________________________________________________________________

REFORMA CONSULAR FEITA COM TRANQUILIDADE

Manipulador, imobilista e amnésico, é o mínimo que se pode dizer da posição do PSD/Paris sobre a reforma consular em curso em França, particularmente no que se refere à transferência das actividades das estruturas de Orleans e Tours para a renovada estrutura do Consulado-Geral de Paris.

Ao contrário do que afirma o PSD de Paris em comunicado, a transferência da actividade está a efectuar-se de forma ponderada e cautelosa, para não afectar nem utentes nem funcionários. Por um lado, estão a ser garantidas de forma plena a permanência de funcionários consulares para atender todas as necessidades dos utentes. Além disso, estão já nomeados os Cônsules Honorários para aquelas cidades. Esta reforma tem vindo a ser implementada por fases com o propósito de modernizar, adaptar e melhorar a eficácia de funcionamento dos serviços e dar melhor resposta aos portugueses.

Com o comunicado do PSD/Paris o deputado Carlos Gonçalves vem mais uma vez revelar a sua amnésia histórica, passando uma esponja sobre a maneira cega, brutal e sem alternativas como encerrou há quatro anos, em França, os consulados de Bayonne, Nancy e Rouen.

Nenhum comentário: